sexta-feira, 30 de abril de 2010

OBMEP

ALUNA DO BELISÁRIO PENA É DESTAQUE ESTADUAL NA 5ª OBMEP

A OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é desenvolvida com o objetivo de descobrir novos talentos na área do cálculo, do raciocínio lógico matemático entre estudantes das séries finais do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
A OBMEP é dividida em dois níveis, isto é, alunos de 5ª e 6ª série pertencem ao Nível 1 e alunos de 7ª e 8ª série fazem parte do Nível 2. Dessa forma todos os alunos que estão devidamente matriculados participam da Olimpíada.
Em 2009 a Escola de Educação Básica Belisário Pena participou da 5ª OBMEP, na primeira fase, com 212 alunos, sendo 138 alunos do Nível 1 (5ª e 6ª série) e 74 alunos do Nível 2(7ª e 8ª série).

Em outubro de 2009 aconteceu a segunda fase da olimpíada, em todas as escolas de Capinzal, tendo o Belisário Pena como escola sede da OBMEP. Nesta fase participaram 11 alunos da escola, sendo 6 alunos do Nível 1 e 5 alunos do Nível 2.
Dos 11 alunos que participaram, três deles foram premiados com Menção Honrosa, em nível estadual, pelo número de pontos alcançados durante a 5ª OBMEP/2009.

Na semana que passou a escola recebeu a comunicação de que a aluna Mariana Bazzo da Costa, neste ano aluna da 6ª série, que além da Menção Honrosa, foi também premiada com uma bolsa CNPq, para que junto com mais quatro alunos da região, recebam por durante 10 meses, orientações e estudos para o Programa de Iniciação Científica - PIC, com uma professora de Matemática. A aluna Mariana é a única representante de Capinzal, os outros quatro que farão parte do grupo são de outros municípios. Os encontros iniciarão em junho, tendo como escola pólo o próprio Bellisário Pena.

De acordo com o que diz o diretor Neivo, “o mérito desse prêmio é especialmente da aluna pela sua responsabilidade e dedicação ao estudo. Mas o papel da escola e da família é muito importante. A escola está sempre ao lado do aluno ensinando, apontando os caminhos e oportunizando as descobertas. A família de maneira geral, precisa conhecer e respaldar o trabalho da escola para que o aluno perceba que ambas têm os mesmos objetivos na sua formação”.

A professora de Matemática Elizete Pecinato de Jesus diz também que: “quando o aluno vai além do que a escola-professor oferece, o resultado é surpreendente, é a glória. É um futuro garantido de realizações. Procuramos fazer da melhor forma a nossa parte, mas o incentivo da família, o interesse pela vida escolar do aluno faz a diferença no processo interno de aprendizagem de cada indivíduo”.



Nenhum comentário: