quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJETO: AS PLANTAS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA
PROF: NEUZA FATIMA MORAIS COUSSOU
1ª SÉRIES MATUTINO E VESPERTINO
CAPINZAL – SC

JUSTIFICATIVA: Em nosso mundo existe uma infinidade de plantas, se entrarmos em uma mata veremos que tudo está em harmonia, pois todas elas têm sua importância.

As crianças desde cedo devem compreender que tudo na natureza está relacionado, que a diversidade de plantas é muito grande, que as plantas são muito úteis ao homem, principalmente para a culinária, que a planta é um ser vivo e tem necessidades vitais, que a planta é composta de várias partes.

Portanto é imprescindível o estudo desse assunto, já que dependemos diretamente das plantas para viver.


OBJETIVOS:

GERAL: Ampliar o conhecimento sobre as plantas.


ESPECÍFICOS:

  • Evidencias da existência das plantas;

  • Diversidade das plantas;

  • Dependência dos seres vivos em relação às plantas;

  • Necessidades vitais da planta;

  • Partes que compõem as plantas.


ATIVIDADES:
  • Observar horta e jardim da escola;

  • Textos diversos;

  • Criação de texto;

  • Experiências com plantio de grãos;

  • Relatórios;

  • Árvore da amizade;

  • Histórias;

  • Visita ao sacolão;

  • Poesias, quadrinhas;

  • Caça-palavras;

  • Cruzadinhas;

  • Dobraduras;

  • Visita área verde (área de lazer).

PROCEDIMENTOS: Baseado no conhecimento empírico dos alunos, iniciar conversando sobre as plantas como seres vivos. Contar a historinha “João Feijão” onde relata as necessidades vitais da planta. Trabalhar com a poesia “A história de uma sementinha”, através de desenhos em quadrinho criar um texto coletivo. Plantar grãos de feijão em potes transparentes, deixar na sala e observar seu desenvolvimento. Juntamente com a prof de Ed. Física, Dilva, plantar sementes de abóbora no quintal da escola. Através da observação das etapas de desenvolvimento das plantas, escrever o relatório.Confeccionar com os alunos a “Árvore da amizade” (cada aluno recorta o desenho de sua mão em papel colorido que será as folhas da árvore) amizade é como uma flor é preciso todo dia regá-la com amor.

Fazer uma visita ao “Sacolão” e observar qual é a parte da planta que nos serve de alimentos( raiz, caule, folha, flor, fruto ou semente). Comprar uma melancia e ao retornar a escola dividí-la entre os alunos

Os alunos deverão decorar quadrinhas sobre alimentos de origem vegetal para com uma máscara do alimento, recitá-la, com o uso do microfone.

Para observar a diversidade das plantas fazer uma visita a Área de Lazer e a Praça Lélis da Rocha, onde a quantidade de plantas é grande. Fazer uma coleta de vários tipos de folhas, para em sala de aula observá-las e fazer mural.

RECURSOS:

Humanos: Prof Neuza e Dilva, alunos das 1ª séries 01 e 02, Equipe Gestora.

AVALIAÇÃO: Pela participação e envolvimento durante a execução do projeto na escola e durante as visitas.

Passeio até o Sacolão:

Nenhum comentário: